Morre Dona Maria Elisabeth da Baviera de Orleans e Bragança

· cultura, história, monarquia, Política
Autores

Faleceu ontem, dia 13 de maio, aos 97 anos, a imperatriz-mãe do Brasil, Maria Elisabeth da Baviera de Orleans e Bragança, no Rio de Janeiro.

A data coincidiu com a comemoração dos 123 anos da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, avó do marido de D. Maria, D. Pedro Henrique.

Maria Elisabeth nasceu em 9 de setembro de 1914, em plena Primeira Guerra Mundial no Castelo de Nymphenburg, em Munique, então capital do Reino da Baviera, parte do Império Alemão. Entre seus antepassados, estavam o rei Ludwig e a imperatriz Sissi, da Áustria. Foi também no castelo, 19 de agosto de 1937, que D. Maria se casou com o então chefe da Casa Imperial do Brasil, D. Pedro Henrique, cerimônia que lhes rendeu muitas dores de cabeça, pois o casal convidou vários chefes de Casas Reais europeias, entre os quais a grã-duquesa Charlotte I de Luxemburgo e o rei espanhol Alfonso XIII da Espanha, mas não os oficiais nazistas de Hitler, que encararam a exclusão como uma afronta.

A princesa sobreviveu a duas guerras: teve as propriedades das famílias confiscadas pelos sucessivos regimes alemães e se viu obrigada a morar, até a maioridade, na Hungria, no castelo da avó, Maria Teresa, nascida arquiduquesa da Áustria, princesa húngara e de Módena. Quando voltou à Baviera, já com os bens restabelecidos, seu tio, Rodolfo, declarou-se inimigo de Hitler e a família teve de fugir novamente, para a Itália. Sua tia, a princesa Antonieta de Luxemburgo, foi interceptada por milicianos nazistas, que a torturaram nos calabouços do regime. E assim, fugindo das guerras, D. Maria morou na França, na Suíça, na Itália e na Hungria, o que a tornou uma opositora ferrenha de regimes ditatoriais.

Quando vieram morar definitivamente no Brasil, em 1945, D. Pedro Henrique e D. Maria enfrentaram outra guerra; contra o irmão do príncipe, D. Pedro Gastão, em discussões sobre o destino do patrimônio da família e direitos ao trono. Tiveram 12 filhos, mudaram-se para Jacarezinho, no interior do Paraná e se instalaram em 1965 no mítico Sítio D. Maria, em Vassouras. A família imperial se dividia, assim, para sempre nos ramos de Petrópolis e de Vassouras…

Dona Maria da Baviera, junto da Família Imperial

À morte de D. Pedro Henrique, seu filho D. Luiz assumiu o posto de chefe da Casa Imperial brasileira, tornando D. Maria a ‘Imperatriz-Mãe’ do Brasil. Exímia pintora e catolicíssima, ela passou boa parte da vida se dedicando ao trabalho voluntário, como professora de artes plásticas na ONG O Sol, em que ensinava comunidades carentes a usar a arte para extrair seu sustento.

Casou-se em 19 de agosto de 1937 com o Príncipe Pedro Henrique de Orleans e Bragança, falecido em 1981, primogênito do Príncipe Luiz de Orleans e Bragança e neto da Princesa Isabel, a Redentora, a quem sucedeu na Chefia da Casa Imperial do Brasil.

Óleo de Angel Irrazabel, em comemoração ao 90º aniversário de Nossa Imperatriz, de jure Imperatriz Dona Maria do Brasil.

Curiosidade
Tendo nascido em 1914, a princesa Maria da Baviera tinha 7 anos de idade quando a Princesa Isabel do Brasil, a Redentora, faleceu, em 1921, na Europa. Se ela já fizesse parte da família na época, poderia conservar lembranças daquela que assinou a Lei Áurea no Brasil.

3 Comentários

Comments RSS
  1. João Pedro Paixão de Acaia

    Que D’us guarde nossa grande impeatriz em seu descanço…

  2. Max

    Enlutado, entristecido pelo falecimento da colossal Imperatriz Mãe do Brasil SARI Dona Maria Elisabeth da Baviera de Orleans e Bragança!!!

  3. joão

    Seria bem melhor se o Brasil tivesse conservado a monarquia. D. Pedro II era excelente e a princesa Isabel um exemplo de bondade. Auxiliada por bons ministros teria sido uma boa imperatriz, e o Brasil teria um regime muito mais estável,civilizado e respeitado por outras naçoes. Infelizmente, ocorreu o golpe de 15 de novembro. Quem sabe no futuro…O futuro a Deus pertence.
    João

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: